No dia seguinte, depois do nosso café da manhã, fomos fazer uma trilha em volta do Lago Lacar e o Jorge foi para o camping, pois necessitava de mais serviços. O dia foi muito bacana e também tiramos muitas fotos. Nós, gostamos muito desta cidade e desde que passamos por aqui da última vez, no ano de 2005, e ela cresceu muito! Mas, continua uma cidade interessante, charmosa e com muita atração turística. É o tipo de cidade que serve como ponto de apoio para descansar alguns dias e curtir os bons restaurantes. Como quebrei o óculos de grau para perto, tive que sair pelo comercio em busca de um provisório e da mesma graduação ou próximo. Não tivemos dificuldade em encontrar.

O nosso “Bison” chama a atenção e veio um senhor já com seus 80 anos de idade, de origem alemã conversar conosco. Tivemos um bom tempo de papo e ele contou a sua história e na nossa percepção, muito interessante, e também nos causou uma grande admiração por ele. Disse-nos que veio da Alemanha para San Martin  de Los Andes no ano de 1950 de moto e se apaixonou pelo local. Ele aprendeu o ofício de vaqueiro e com o passar do tempo se tornou pecuarista. Tentamos imaginar como seria a cidade naquela época. Em 2005 nem tinha asfalto para vir para cá, mais já era muito bonita. Ele estava também muito interessado pela nossa história e assim o papo foi longe.

Voltamos para o estacionamento do lado da rodoviária para passar a noite. De manhã cedo o guarda da rodoviária pediu para tirar o nosso MH dali. Não entendemos muito bem a situação, pois tínhamos pedido permissão. Logo vi o motivo: um outro viajante com um Motor Home americano, tinha estacionado atrás de nós e abriu o “Slide Out” que ocupava uma parte da calçada. Como ficava complicado pedir somente para veículo de trás, assim, solicitou a nossa saída. Falou-nos que não será mais permitido estacionar para passar a noite neste local. Muitas pessoas que viajam não entendem a diferença em estacionar para passar a noite e acampar. Em muitas cidades que viajamos permite estacionar, mas não acampar. Abrir o “slide out” é acampamento, pois traz riscos as pessoas se for na calçada, ou mesmo na rua para carros, depende de que lado abre o “slide out”. Em todas viagens que fizemos, jamais aconteceu isso conosco. Falar sobre esse assunto, já dá alguns capítulos. Bem, nós vamos seguindo com a nossa jornada, com muita simplicidade, respeito e harmonia, pois não queremos incomodar nem prejudicar ninguém. Solicitei onde podia estacionar, e ele me indicou na rua do lado onde estávamos e na mesma rodoviária.

Após esse pequeno transtorno, tomamos o nosso café da manhã, fomos circular pela cidade e estacionamos na praça principal da cidade. Caminhamos bastante e fomos almoçar num restaurante e comermos um belo assado. Ao voltarmos para o nosso “Bison” passamos pelo Grupamento dos Bombeiros e solicitamos se podiam fornecer água para nós. Foram muito prestativos e assim reabastecemos. Mais no final da tarde voltamos para a Villa Angustura e passamos a noite com chuva na entrada do parque.

O dia estava nublado quando acordamos de manhã. Bem, fizemos a nossa rotina de todas as manhãs, checamos todos os itens no “Bison” e pegamos a estrada RN 40 em direção ao entroncamento com a RN 215-CH e dali seguimos para a fronteira do Chile. Pouco antes do Passo Cardenal Samoré, a rodovia estava com os carros completamente parados. A fila estava enorme e não vinha carros no sentindo contrário. Ficamos numa expectativa muito grande, se era acidente na pista. O tempo foi passando e não vinha notícias, e assim, alguns veículos fizeram meia volta e voltaram. Logo, apareceu uma viva alma e informou que a Aduana estava sem energia elétrica e os trâmites estavam todos parados. Ficamos parados por volta de 3 horas quando os carros voltaram a se movimentar. Depois de um tempo chegamos na fronteira e fizemos todos os trâmites com muita tranquilidade e rapidez.

Continuamos pela RN 215-CH costeando o Lago Puyehue até a cidade de Entre Lagos. Dali pegamos a Ruta U-981-T passando pelo Desague Rupanco Norte e Lago Rupanco até ao entroncamento com a Ruta U-55-V e seguimos por ela até ao encontro com a Ruta U-551-V. Pegamos esta Ruta até a pequena e bela cidade histórica de Puerto Octay, e rumamos para o ponto alto da cidade e passamos a noite com a bela vista do Lago Llanquihue e do Vulcão Osorno.

Depois disso, conto no nosso próximo post.