Do Brasil ao Alaska e até a Ushuaia Argentina

Depois de um tempo em casa para por as coisas em ordem, é com muita alegria que voltamos para a estrada.

Eu já estava meio impaciente em ficar tanto tempo parado. Mas, como já havíamos informado dos motivos da nossa volta ao Brasil, não cabe aqui mencionar mais. Entretanto, estamos ajustando todos os pontos, e isto sim, que é importante.

Este ano, vamos realizar viagens pela nossa América do Sul em um dos locais maravilhosos que já conhecemos e resolvemos voltar pela terceira vez: a Patagônia Argentina e a Chilena. E com isso vamos completar toda a nossa viagem, com roteiros, levando o nosso “Bison” de Prudhoe Bay (Alaska) até Ushuaia (Argentina) e ainda participando do 2º Encuentro de Rodanteros Mas Austral del Continente a realizar-se na cidade de Punta Arenas no Chile.

Assim, vamos contar as nossas histórias, através do Diário de Bordo do nosso Blog.

Chegou o dia!! Depois de tudo arrumado, fechamos a nossa casa, e pegamos o nosso “Bison (MH)”, com destino ao restaurante “Buraco na Proa” em MARISCAL. Como estava com uma fila enorme, fizemos a nossa marmita de peixe frito, lula à milanesa, batata frita e fomos embora. Escolhemos um local bem legal para o nosso almoço. Defronte a Baía de Porto Belo, num dia lindo de sol, com vista para o mar e também para os barcos que estavam ali atracados.

Logo após ao nosso almoço, pegamos a estrada com destino a Gramado. Dormimos o primeiro dia na cidade de Igrejinha (RS) no Posto Alles Blau. Este posto tem uma estrutura muito boa, e tem um lugar muito agradável.

No dia seguinte fomos para a fábrica da Santo Inácio, trocarmos o sensor de ré e uma simples troca de lâmpadas queimadas de Led. Depois de revermos os nossos amigos e de muito papo, seguimos a nossa viagem com destino a BR 290. Próximo a Porto Alegre, pegamos uma tempestade intensa, com muita pouca visibilidade na pista, muito vento, com chuva muito forte e assim, tivemos que diminuir muito a velocidade, foi de arrepiar. Já na BR 290 paramos para fazer o nosso almoço. Depois seguimos até São Gabriel e passamos a noite no Posto de combustível.

No dia seguinte, tocamos até Uruguaiana e fomos fazer o seguro Carta Verde e para ingressarmos na Argentina.

O Atendente da Fronteira de nome Juan perguntou para onde pretendíamos ir. E falamos que iriamos até Ushuaia. Ele tinha recentemente vindo de lá para trabalhar nesta fronteira. Enfim, nos deu umas dicas, e fez um bilhete para darmos um “Alô” para seus antigos colegas de trabalho que contaremos quando chegar lá.

Depois foi só estrada pela RN 14 até a cidade de Chajari (Termas), onde fui me deliciar nas piscinas bem quente. A noite que estava fria, bonita e bem estrelada. Assim aproveitei até as 21:00 horas. A água estava gostosa na temperatura de 39ºC. Foram momentos de contemplação, introspecção, olhando para o Céu e agradecer ao nosso bondoso “DEUS” por estes momentos em que as nossas escolhas na vida, nos levaram a tantos caminhos maravilhosos.

Desta vez, não dormimos no camping das termas e sim no centro da cidade, ao lado da praça central. Nesta noite aconteceu algo inusitado em nossas viagens. Estamos caminhando pela praça e um Senhor nos parou para conversarmos. Informou que estava construindo o seu MH quando uma viatura da polícia parou atrás do nosso MH e chamava pelos ocupantes do veículo. Assim que vi isso, fui na direção deles e disse que o veículo era nosso. Eles, muito educados, queriam nos identificar e logo após a identificação nos desejaram uma excelente estadia em sua cidade. Assim, passamos uma noite bem tranquila estacionado na praça.

Na manhã seguinte, voltamos a pegar a RN 14 até a cidade de Ceibas e dali seguimos pela RN 12 até a cidade portuária de Zárate. Depois fomos pela RP 6 até a cidade de Lujan onde entramos na RN 7 até a RN 5 e dali até cidade de Chivilcoy, onde dormimos numa estação de serviço. Não gostei deste trajeto, muito buraco na pista e um pouco de trânsito. Na volta vamos por outro caminho. Essa rota que traçamos foi para passar por toda a Província La Pampa, que ainda não conhecíamos. Então, andamos pela RN 5 por um bom trecho até a cidade de Santa Rosa, onde pernoitamos numa estação de serviço da Petrobrás (nos informaram que todas as estações de serviços com essa bandeira, não é mais Petrobrás. Dizem que estão mudando a bandeira aos poucos). Essa região tem muita plantação de cereal.

Depois das rotinas matinais, reabastecimento de combustível e água, entramos na RN 15 até a cidade Padre A. Buodo, entrando para a direita na RN 152 cruzando o PN Lihué Calel até a cidade Casa de Piedra com o dique do mesmo nome. Dali seguimos pela RN 6 entrando na Província de Rio Negro até a cidade de General Roca e depois entramos na RN 22 até a cidade de Allen, onde dormimos numa estação de serviço.

No dia seguinte, entramos novamente na Província de Neuquen, passamos pela cidade do mesmo nome, que é a capital da província. Esta cidade é muito interessante, numa região muito bonita. Continuamos até a cidade Arroyto e dali pela RN 237 passando por muitos diques e acompanhando o sinuoso Rio Limay.

Chegamos a noite no monumento ao índio na cidade de Dina Huapi. Este monumento tem uma bela vista para o lago Nahuel Huapi e também da cidade de San Carlos de Bariloche, voltando novamente para a Província de Rio Negro. Neste lugar tem várias aves de todas as espécies, comendo as migalhas que algum turista deixa. Muito tranquilo para passar a noite, ainda mais com um frio gostoso, muito bom pra desfrutar de um vinho.

Como temos o encontro com data marcada, e o nosso tempo está curto, vamos passar por aqui na volta para poder explorar melhor a região e seguir para o Chile.

Amanheceu um lindo dia, e daqui seguimos pela rodovia que encanta muitos viajantes de todos os lugares do mundo, que é RN 40 até a cidade de Las Golondrinas, entrando na Província de Chubut até Rio Mayo, onde novamente passamos a noite numa estação de serviço.

Assim, contaremos mais no nosso próximo post.