Sempre se tem ajustes para fazer, limpezas e manutenções. Como o lugar é bem legal resolvemos daqui entrar em contato com despachantes aduaneiros sobre a travessia de Veracruz (México) para Cartagena (Colômbia) via Roll on/Roll off (dentro do navio – como vem os carros novos importados), e também de Colón (Panamá) para Cartagena (Colômbia). Assim vamos analisar o que é mais viável para nós. Enquanto isso, vamos descansando e nos deliciando com a tranquilidade do lugar, e também aproveitando e nos refrescando nas piscinas novinhas, com isso amenizando o forte calor.

Bem, analisamos e resolvemos enviar via Veracruz (México) para Cartagena (Colômbia). Ficamos mais alguns dias em Casitas no Hotel, restaurante e pequeno camping Estrella Polar até chegarmos próximo à chegada do nosso navio para enviar o “Bisão”. Dia 12/10 tínhamos que iniciar o processo no porto. Contratamos os serviços aduaneiros do Sr. Victor Lau da Beristain Logísticas para começar todo o processo. Serviço muito profissional, não é dos mais baratos, mas é sem enrolação e correto. Ele é muito ocupado, mas graças ao pedido de sua esposa, nos atendeu.

Os trâmites no porto são mais ou menos iguais ao de Cartagena quando enviamos na ida. Prepara-se a documentação antes, entrega-se no porto, e no dia seguinte inspeção da Narcóticos. Logo que a Narcóticos emitir um documento o carro fica disponível para embarque. Aguardamos um dia a mais devido aos fortes ventos na cidade e assim o navio não entra no porto, fica fundeado fora. Para a nossa alegria o vento diminuiu e ele pode entrar e embarcar.

Assim, começou a nossa peregrinação de passagens para ir para Cartagena. Foram 24 horas de aeroporto. Os nossos voos foram: Veracruz/Cidade do México; Cidade do México/Bogotá; e Bogotá/Cartagena. Desta forma apresentada parece que é fácil, mas é muita espera entre um voo e outro. Mas enfim chegamos à quente Cartagena e agora vamos aguardar a chegada do navio para fazer os trâmites de retirado do porto. Vamos contratar a empresa Enlace Caribe do Sr. Luís Rota que foi o mesmo que enviou o nosso “Bisão” para Colón no Panamá.

Este mês de outubro foi um mês para nós muito atípico, pois os trâmites portuários atrasaram bastante a nossa viagem, ou não, se pensarmos de outro modo também. Foi um mês de muito hotel e por isso muito cansativo, pois estávamos longe da nossa casa e perdemos um pouco da liberdade de ir e vir, além de muita espera. Vale ressaltar que não tenho muita paciência para esperar as coisas que não dependem da gente. Nesse ritmo parece que as coisas não evoluem, e a sensação, para mim principalmente, não é muito legal, pois nos sentimos presos.

Com a demora do navio que está trazendo o “Bisão”, conforme mencionado do clima em Veracruz (México), vai haver atraso na chegada. A previsão é que chegue ao porto de Cartagena no dia 28/10/2017 na parte da manhã. Creio que assim retiro do porto até o dia 30/10/2017, pois tem final de semana…

Bem, está chegando próximo o dia e mais uma vez a Valk rompeu a obturação do dente, o mesmo que aconteceu no Alaska. Bem, entramos em contato com a seguradora para providenciar o atendimento. Demorou dois dias para encontrar um profissional e logo que encontraram fomos fazer o atendimento. O Dr. Freddy e sua esposa nos atenderam muito bem, e com isso a Valk ficou mais tranquila para irmos até o Brasil para posterior tratamento adequado e definitivo.

Cartagena é uma cidade muito bacana, principalmente na parte da cidade murada. Uma pena é o problema de infraestrutura, pois andamos muito a pé e o cheiro de esgoto é notório. O clima nesta época é de chuvas, trovoadas alternando com dias de sol. Mas uma coisa que não muda é o calor. Esse se mantém!!! Aqui só com ar condicionado e ventilador. Mas está muito legal, as pessoas são muito amáveis e com bom senso de humor. Estilo muito próximo do brasileiro.

Eu postei muitas fotos de Cartagena no início quando passamos por aqui, por isso não teremos muitas fotos, pois iríamos repetir o que já postamos.

Bem, no navio que chegou ao porto de Cartagena trazendo o “Bisão”, perderam a chave, e não podiam tirar do navio. Estávamos voltando do almoço da cidade histórica por volta das 15:00 e como não tínhamos wi-fi não podiam contatar conosco. A Enlace Caribe que fez os nossos papeis estava incansavelmente tentando nos localizar. Ainda bem que tenho a chave principal sempre comigo. Quando verifiquei a quantidade de mensagens retornei imediatamente. Se não conseguissem me localizar o navio iria partir sem baixar o “Bisão”. Imaginem ficar mais 15 dias esperando em hotel. Não aguentamos muito tempo esperando… o hotel é legal, piscina e tudo mais, mas esperar é muito difícil para mim. Foi um alívio quando recebi a comunicação de que chegaram a tempo com a minha chave e puderam sacar do navio. Eu nunca pensei nessa possibilidade, mas sempre tenho a chave reserva que deixo para fazer o transbordo. Foi uma grande lição.

Amanhã de manhã vamos para o porto, para a vistoria da aduana, pois não trabalham nem sábado, domingo e feriado. Assim, se tudo der certo tiramos o carro no final da tarde. Este trâmite é um pouco mais demorado, pois o porto para os carros que vem de Roll on/Roll off não é o do centro da cidade. Temos que ir ao porto, depois da vistoria da aduana, pegar os papeis, voltar para o centro na sociedade portuária, e fazer um documento para que o “Bisão” possa sair do porto e circular pela Colômbia. Como fecha ao meio dia, temos que voltar antes que fecham até as 17:00 horas. Enfim, se for dia de semana normal e o carro já estiver no porto, dois dias entre documentos e retirada. Os containers são um pouco mais rápidos em função do que expliquei acima, pois fica tudo num lugar só, e com isso ganha-se tempo.

Depois de tudo ajustado com o “Bisão” vamos pegar a estrada com destino a Medellín, e na sequência Ipiales e a fronteira com Equador, mas isso vou contar no próximo post.


Compartilhe

Leia outros artigos

36º Diário de Bordo – 15 a 19/11/2018

Todos os detalhes

35º Diário de Bordo – 11 a 14/11/2018

Todos os detalhes

34º Diário de Bordo – 06 a 10/11/2018

Todos os detalhes

33º Diário de Bordo – 29/10 a 05/11/2018

Todos os detalhes