Logo após tinha um parque e também um camping à beira do lago. Achamos a entrada lindíssima e assim adentramos no local. No sentido contrário vinha uma camionete branca com emblema do parque que fez sinal para nós pararmos. A Guarda Florestal informou que o camping estava cheio e não tinha nenhum lugar. Pedi se podíamos olhar e ela concordou. Nunca vimos um camping assim. Muito lindo, cheio de flores, muito bem cuidado. Tinha vasos de flores até no banheiro. Nos apaixonamos pelo camping e ainda assim à beira de um lago maravilhoso.

Após sairmos do camping, percorremos alguns kms e vimos no alto ao lado da rodovia uma área bem grande e, pelos trilhos de carros que tinha no local, deduzimos que já estiveram estacionados. Local bem limpo e com vista completa da rodovia. Assim, resolvemos estacionar para dormir no local. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Depois da janta, quase nos preparando para descansar, ouvi uma espécie de cavalgada, como se os cascos de um cavalo estivessem batendo no asfalto. Alguns segundos depois, para nosso espanto, veio pelo meio da estrada um urso enorme grizzy, espumando pela boca e com os pelos arrepiados. Ele não parava de olhar para nós e para trás. Ficou em pé em pleno asfalto, num misto de assustado e com raiva. Ficamos muito assustados e apreensívos com a situação. Ele nos olhava e olhava para trás. Resolveu entrar no mato para o lado oposto ao nosso. Logo em seguida veio pela mesma rodovia mais um urso grizzy, enorme também. Nos olhava como se estivesse procurando algo. Acredito que era pelo urso fujão. Assustados, pensamos, vamos sair daqui…, mas ainda tínhamos a esperança em ficar no local. Mas para nosso desespero veio mais um urso grizzy… aí foi demais!!! Era a gota que faltava para o copo transbordar. Vai que tenha filhote também e esses são os mais bravos. Num desespero só ligamos o “Bisão” e pegamos a estrada por alguns longos (para nós) kms. Respirando aliviados até depois de uma ponte onde vimos uma Rest Area e mais Rvs parados, resolvemos ficar, rezar e dormir. Nunca tínhamos vistos na estrada perto de nós tantos ursos juntos e raivosos, creio que brigando por território.

No dia seguinte, seguimos para a linda cidade de Prince Rupert, onde ficamos três dias passeando e fazendo trilha nos parques da cidade, e também na cidade de Port Edward, bem próxima e não menos linda. Depois, fomos pela Rod. 16 Yellowhead Highway até a cidade de Terrace, passeando pelos parques e lagos da região. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]Sábado fomos seguindo em direção a Kitimat pela Rod. 37 Cassiar Highway, passando por um belíssimo camping no Lakelse Lake dentro de um fabuloso parque com árvores e pinheiros enormes. Fizemos um churrasco no parque. Neste parque não se pode tomar bebida alcoólica na área de lazer e nem levar o seu animalzinho. O animalzinho é em função dos ursos e lobos, pois eles estão no seu habitat natural. A bebida é realmente para não virar bagunça, pois tem sempre aqueles que vão muito além e podem criar muita confusão. No caso das bebidas, em praticamente todos os parques na British Columbia é assim. É que essa região está sofrendo muito com fogos na floresta. Algumas rodovias foram fechadas preventivamente por um período e agora só tem muita fumaça.

Amanhã, domingo, voltaremos a Terrace para fazermos o reabastecimento de água potável, mercado, combustível para o “Bisão” e pegarmos a estrada em direção a Jasper novamente.

Tudo feito em Terrace, o dia estava chovendo, mas assim vai lavando o “Bisão”. Então, seguimos pela mesma Rod. 37 Cassiar Highway, novamente no meio de parques, lagos e rios, parando para tirar muitas fotos. O dia foi chegando ao seu final e ao chegarmos numa Rest Área dentro do Seven Sister Park resolvemos dormir no local. Mas nesta noite para mim foi muito ruim para dormir. Tinha o trem de carga que passava constantemente uns 500 metros de onde estávamos e buzinava em função dos bichos do parque, e como era domingo foi uma noite movimentada na Rest Área. Assim, a minha noite não foi muito boa para descansar. Mas, por falar em trem, não me lembro se tinha comentado sobre a quantidade de vagões que vão no trem. Saindo de Prince Rupert, tinha um entroncamento onde um trem aguarda o outro passar para seguir no sentido contrário. Foram praticamente 2 km de vagões e as duas máquinas uma na frente e a outra atrás. Tudo contêiner. Muitos contêineres da China. A China está dominando o comércio mundial, isso não é novidade para ninguém, creio. Todo lugar está repleto de produtos chineses, aqui no Canadá e também nos Estados Unidos. Marcas famosas, mas feito na China. Emprego lá e desemprego nas outras partes do mundo. Isso tudo falando sem desmerecer a China, pois são muito inteligentes e estão sabendo aproveitar o momento.

Bem, mesmo assim o dia amanhece, e nós temos que tocar a vida e continuar na estrada, que é a nossa grande alegria. Em Kitwanga tem uma junção, e aí nós entramos novamente na Rod.16 Yellowhead Highway. A chuva nos acompanhou por um bom trecho, mas depois começou o sol a dar o ar de sua graça. O nosso início do dia foi assim, parando em parques até chegarmos na bela cidade de Burns Lake, onde fui no Centro de Visitantes para enviar as atualizações do blog. Depois, já próximo das 13 horas, fomos fazer o nosso almoço e seguimos para o Camping Municipal onde ficaremos por uns três dias. Esse camping fica à beira de um lago, no centro da cidade e é free. Aqui vamos colocar as coisas em dia, fazer faxina, etc.

Nesses dias em que estamos acampados o nosso trabalho é organizar as coisas, fazermos as manutenções necessárias e limparmos a casa. Também é bom para pôr as leituras em dia, planejarmos os nossos próximos destinos e também descansar sem ter a preocupação com a estrada.

Acordamos no horário normal, por volta das 07:30 da manhã, tomamos o nosso café da manhã e nos preparamos para voltar para estrada. Antes, fomos reabastecer de água potável o “Bisão” e também fazermos a limpeza dos tanques de água grey (água utilizada para chuveiro, cozinha e máquina de lavar roupa) e de água black (bacio). Seguimos pela Rod. 16 Yellowhead Highway até a cidade de Vanderhoop, onde tem um encantador museu ao céu aberto e ali fizemos o nosso almoço. Usamos o wi-fi e botamos as correspondências em dia. Continuamos pela mesma rodovia até a cidade de Mcbride, onde reabastecemos o “Bisão” de diesel na PetroCanadá, colhemos informações no Centro de Visitantes e depois seguimos para um park próximo à cidade na beira do rio para passarmos a noite. Neste centro de visitantes encontrei o venezuelano Carlos e sua família que moram em Vancouver e ficaram entusiasmado com a nossa viagem e podemos falar em espanhol para matar a saudade. Depois cada qual seguiu seu caminho.

O dia começou com sol entre nuvens e às vezes chovia. Mas, a temperatura para nós estava agradável para viajar, em torno de 15ºC. Assim continuamos na Rod.16 Yellowhead Highway, passando por diversas montanhas, até o belo Centro de Informação Turística da British Columbia, no Mount Robson Park. Ali fizemos o nosso almoço e novamente fomos buscar novas informações sobre o destino até Jasper e depois seguimos na estrada onde fizemos uma pequena trilha até uma cachoeira. Mais tarde, à beira do Moose Lake, encontramos dois casais de brasileiros do Rio de Janeiro com seus pequenos filhos, e matamos a saudade de falar o nosso português do Brasil. Na sequência paramos em mais alguns lagos e chegamos já no final da tarde em Jasper. Em Jasper fomos ao Centro de Informação ao Turista obter informação de onde ficar, pois os campings estavam cheios. E aqui em Jasper, por estar dentro de um park, não é permitido acampar fora dos campings disponíveis em função dos incêndios que esta região tem sofrido. Assim, fomos encher o tanque de água potável (free) e dali partimos para o Overflow Campground (quando os campings estão cheios, providenciam um local para os viajantes ficarem, com banheiro e agua potável, com custo um pouco reduzido. Praticamente um grande estacionamento).

Amanhã vamos explorar outros lugares em Jasper, mas isso conto no próximo post.


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